domingo, 22 de fevereiro de 2009

Outras informações:






Quando a fome nunca passa...
Se você vive com a sensação de estômago vazio – mesmo minutos depois de ter levantado da mesa –, fique esperta. Pode ser a Síndrome da Fome Oculta (SFO), um mal que faz a gente comer muito e nunca ficar satisfeita. Resultado: emagrecer fica cada vez mais difícil
por Shâmia Salem
Uma em cada quatro pessoas sofre da Síndrome da Fome Oculta (SFO), segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). E o fato de ela ser classificada como “oculta” tem justificativa: devido ao baixo consumo ou mau aproveitamento dos nutrientes pelo organismo, a SFO vai minando a beleza e a saúde aos poucos, sem fazer grande alarde. Na maioria dos casos, a vítima só começa a desconfiar que alguma coisa está errada quando os estragos já são visíveis. Os mais comuns são: pele opaca e sem vida, devido à má oxigenação do sangue; predisposição a rugas e flacidez, ocasionadas por alterações na formação de colágeno; cabelo sem brilho e em queda livre; e unhas manchadas e quebradiças pela ausência de vitaminas e minerais em geral. “Também é comum a mulher se queixar de cansaço, fraqueza, palpitação, cãibras, dores musculares, diminuição da concentração e sangramento vaginal”, afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Em meio a esse desequilíbrio todo, a saciedade acaba prejudicada e a fome vai se tornando cada vez mais constante. Tudo porque o organismo, espertinho, envia um pedido de socorro ao cérebro dizendo que precisa de vitaminas e minerais para recuperar o equilíbrio. O cérebro mais do que depressa manda um sinal de fome para que você coma e, com isso, dê ao organismo os tais nutrientes de que ele precisa. Diante desse alerta, é comum a gente partir para itens que matem a fome a jato, caso dos carboidratos refinados, que, apesar de digeridos mais rapidamente, são pobres em nutrientes. Por isso, não demora para que o cérebro envie outros sinais de fome, fazendo comer de novo e de novo, num ciclo vicioso. Mesmo causando tanta confusão, a SFO não é classificada como doença. “Ela é uma denominação para a condição de quem tem carência de nutrientes”, diz a nutricionista Anita Sachs, professora da disciplina de nutrição do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal Paulista.
Quem está na mira
A síndrome tem como alvo quem segue dietas restritivas, não come frutas, legumes e verduras, abusa de produtos industrializados e fast food. O mal ainda pode afetar quem exagera nos exercícios aeróbicos. “Tudo porque durante a atividade o organismo utiliza, além das calorias, vitaminas e minerais, que nem sempre são repostos adequadamente”, alerta a nutricionista Alessandra Sarmento, da RG Nutri Consultoria Nutricional, em São Paulo.Por outro lado, pouco adianta repor nutrientes se você ingerir certas substâncias que atrapalham a absorção de vitaminas e sais minerais. “Excesso de alguns medicamentos, como antiácidos, ou de chá, café e refrigerante podem ser prejudiciais”, completa a nutricionista Bárbara Sanches, da VP Consultoria Nutricional, no Rio de Janeiro. Stress, verminoses, fumo e álcool também são agravantes, assim como a cirurgia de redução do estômago. “Esse tipo de operação acaba afetando a absorção de nutrientes, que acontece no intestino, e altera principalmente o metabolismo do cálcio, do ferro e da vitamina B12”, aponta o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do grupo de obesidade e síndrome metabólica do serviço de endocrinologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Solucionar é possível
Quando o médico desconfia que alguém tem a SFO, começa a buscar as causas das deficiências. “Deve ser feito um histórico alimentar, com base nas lembranças da paciente, e uma avaliação clínica com exames bioquímicos, como os de sangue, e antropométricos, que é a medida da composição corporal”, diz Anita Sachs. O passo seguinte inclui a adoção de um cardápio balanceado e de suplementos para reequilibrar o organismo. Mas, atenção: nada de comprar todos os suplementos que encontrar pela frente. Consulte um especialista. Fazendo o tratamento adequado, em pouco tempo sua fome volta ao normal e emagrecer ou manter o peso se torna mais fácil. O cardápio pode até conter o número certo de calorias diárias, mas, se a alimentação não for variada, o corpo continua com “fome”, sentindo falta dos nutrientes vitais para um bom funcionamento
Eles fazem muita falta
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as três maiores carências nutricionais do mundo são ferro, vitamina A e iodo. Confira agora se você está devendo algum deles ao seu organismo


FERRO
Por que faz bem: aumenta o volume sanguíneo e transporta o oxigênio para todo o organismo.


Quando falta: provoca alterações no sistema nervoso e hematopoético (produtor de hemoglobina, que dá a cor vermelha ao sangue), levando à fraqueza e ao baixo rendimento.


Onde tem: carne vermelha, frutos do mar e leguminosas.

VITAMINA A
Por que faz bem: é essencial para manter a integridade das células e do sistema imunológico.


Quando falta: prejudica a visão e a defesa do organismo.


Onde tem: cenoura, abóbora, espinafre, melão e batata-doce.


IODO
Por que faz bem: atua na fabricação dos hormônios da tireóide.


Quando falta: afeta o sistema nervoso e, durante a gestação, pode resultar em retardo mental do bebê.


Onde tem: sal, frutos do mar e vegetais cultivados em solo rico no mineral.


Revista Boa Forma 02/2009



Como já disse informação nunca é demais. Cada vez que encontro algo sobre alimentação é sempre a mesma coisa, alimentação balanceada, procurando sempre variar o cardápio, usar o bom senso no tamanho das porções, beber bastante água e ficar de olho na qualidade dos alimentos.


As vezes são informações que todas nós temos consciência, já estamos careca de saber, mas é sempre bom reler, relembrar dessas informações. As vezes o sucesso da nossa R.A. depende de pequenos detalhes que esqueçemos. Normal esquecer (acho), o importante é corrigir. Sempre dá tempo para fazer o melhor e mudar um hábito que está atrapalhando.


Acredito que o que me ajudou a conseguir eliminar os meus 30kg foi o respeito que tive com os meus limites, foi devagar, bem devagar, mas acertado. Não invejo ninguém que perca o mesmo peso que eu em menor tempo, acho que cada pessoa tem consciência do que está fazendo com o seu corpo (seu templo), e também acredito que está respeitando o seu limite.



O mais importante nisso tudo é não:


"Desistir Jamais"


Bjocas

Daiene

11 comentários:

  1. é verdade informação nunca é d+...mas as vezes parece, que insistimos em não apreender...bjs

    ResponderExcluir
  2. Daiene... seu blog como sempre trazendo informações muito importantes para que tenhamos um emagrecimento saudavel... Parabéns amiga... e estou aproveitando para lembra-la que hj (23/02 - segunda-feira) esta iniciando o nosso desafio... então não se esqueça de deixar o seu peso inicial tá... Bjkas amiga e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. Eu como é por gula mesmo!Antes assim!Sucesssooo!!beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oie amiga , ta tão dificil mandar a R.A ... sei lá ...
    mas nada de desistir ...
    dois x foi demais mesmo ...

    mas tentarei correr atrás do preju

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi Daiene!!!
    Boa matéria amiga!!!
    Seu blog está 10, parabéns para ele e para sua RA que está um sucesso coisa de Diva. Continue escolhendo por vc.
    Queria ver sua tatoo nova.
    Beijos
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. quanta informação bacana!!!
    obrigada!!!
    bom carnaval!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz de acessar a Internet, pesquisar sobre tudo, e o melhor ter informações sobre a saúde e bem estar, corro atrás de tudo, mas quando o negocio complica procuro a ajuda de bons profissionais.
    obrigada por compartilhar conhecimentos tão importantes.
    Bjim
    T+

    ResponderExcluir
  8. Oi Daiene... Estou passando pra te informar que deixei um presentinho pra vc no meu blog... e tbém vi que vc ja recebeu, porém isso só demontra o qto vc é querida... Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Miga, adorei as dicas.Como sempre uma delicia vir aki!

    Obrigada pelos comentários mesmo eu estando longe...um gde beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, maravilhosa sua postagem!! Muito informativa e completa. Parabéns!!!beijocas carinhosas

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Espero que o Carnaval tenha sido bom :)

    Beijocas e continuação de boa semana!
    Algodão!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita e seu comentário!
Criticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas.