sábado, 12 de setembro de 2009

Fonte Revista Women's Health On-Line

Achei uma matéria interessante na revista Women's Health que dá dicas sobre o que anda me preocupando no momento. Interessante é que o geral é se alimentar corretamente, hidratação, ter como rotina atividade física e sono regulado, básicamente o que pede toda Reeducação Alimentar, para qualquer pessoa. Há algumas recomendações no cardápio específicas para quem sofre com gastrite, que é muito comum em pessoas com estress.

Gastrite

Bastou ficar em jejum ou nervosa para uma bola de fogo começar a queimar no seu estômago? Bem-vinda ao time da gastrite, inflamação da parede do estômago causada pela produção excessiva do ácido que existe ali para digerir os alimentos. O tratamento pode se limitar ao controle da dieta ou exigir remédios: antiácidos (aqueles líquidos brancos com gosto de pasta de dente), ranitidina, omeprazol e, nos casos mais graves, inibidores da bomba de prótons. Estudos japoneses publicados na revista científica Cancer Prevention Research apontam os brotos de brócolis como possíveis aliados contra a bactéria H. pylori, uma das culpadas pela produção excessiva de ácido (outros são uso exagerado de anti-inflamatórios ou analgésicos e stress).

Solução

Siga uma dieta equilibrada.

Carboidratos, proteínas e gorduras devem ser consumidos nas quantidades certas. Respeite os horários das refeições e da medicação.

Fracione sua alimentação.

Comer seis vezes ao dia evita que você fique mais de 3 horas de estômago vazio ou extrapole no almoço ou jantar. “Não pule sobretudo o café da manhã, já que à noite ficamos mais tempo em jejum”, recomenda o cirurgião do aparelho digestivo Alexandre Iwao Sakano, mestre e doutor pela USP.

Evite tudo que aumenta a secreção gástrica.

A lista inclui temperos fortes (pimenta, alho e cebola, molhos); produtos ácidos (vinagre, frutas cítricas e tomate); frituras e gorduras; sucos artificiais, bebidas alcoólicas e refrigerantes; chá-mate, preto ou verde; leite e iogurte (se for sensível a eles); café fora do desjejum ou longe das refeições; cigarro. Outra roubada é mascar chicletes o tempo todo – o corpo entende que você vai comer e injeta ácido no estômago.

Prefira alimentos leves.

Carnes magras, vegetais e frutas em suco ou salada são exemplos. Escolha locais calmos e mastigue bem os alimentos, o que facilita a ação das enzimas digestivas e a absorção de nutrientes. Hidrate-se ao longo do dia, mas só tome líquidos até 15 minutos antes e 2 horas depois das refeições.

Pratique caminhada, dança ou capoeira.

Você decide. Mais do que a atividade em si, o que importa é a rotina. Mexa o corpo ao menos três vezes por semana para aliviar o stress.

Regule o sono.

Segundo Sakano, ele organiza a rotina do organismo. “Noites maldormidas são um estímulo para a secreção de ácido”, afirma. É fundamental também tirar um tempo para você, dedicado a recreação ou um hobby que a ajude a se esquecer dos problemas e aliviar a tensão.

Cardápio

Café da manhã

• 1 xícara de chá de camomila ou erva-doce

• 2 fatias de pão integral

• 1 colher (sobremesa) de requeijão light

• ½ mamão papaia

• 1 colher (sopa) de granola

Lanche da manhã

• 1 pera ou 1 goiaba

Almoço

• 1 prato (sobremesa) de verduras e legumes temperado com 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem

• 3 colheres (sopa) de arroz integral

• 1 concha de feijão

• 1 filé de peixe no forno

• 1 porção de fruta (banana ou melão)

Lanche da tarde

• 1 copo de suco de frutas

Jantar

• 1 prato fundo de sopa de carne e legumes

Lanche da noite

• 1 xícara de chá de camomila ou erva-doce

• 1 torrada integral

Fonte: Andréia Veiga, especialista em nutrição funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com sua visita e seu comentário!
Criticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas.