segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dieta x Corte de despesas (desabafo)

Já pensei nisso várias vezes, mas nunca escrevi. Li alguns relatos, onde a principal queixa era a dificuldade financeira, e que por conta desse momento seria difícil fazer dieta. A principal preocupação das meninas era a questão de arcar com os produtos lights e diet, tinham fixa a ideia que esses alimentos é que "emagreciam". É ai que mora o perigo:

- Condicionar o sucesso de sua dieta ou reeducação alimentar (como prefiro chamar)  a esses itens de supermercado, é muito pesado e penoso pra gente. Culpo a mídia que promove seus produtos com essa promessa de que é o que faltava na sua alimentação e assim a cintura fininha tão sonhada por nós.

Em alguns momentos cheguei a me preocupar também.

Vamos colocar as coisas no seu devido lugar...

- O sucesso está em gastar mais que consumir, isso todas já sabem.
- Alimentação balanceada e saudável, também é de conhecimento de todas nós.

Nem precisamos estar passando por dificuldades financeiras para planejar melhor nossa alimentação e assim deixá-la dentro de um padrão que prioriza a qualidade e não a quantidade.

Esqueci de tantas coisas que quando leio reportagens em outros blogs, logo penso que eu sei disso, mas falta a disciplina de colocar em prática todo esse conhecimento adquirido no decorrer desses longos 5 anos de reeducação, onde tive sucesso e fracassos, e nem sempre estava condicionado aos produtos milagrosos.

Focar na desculpa de que nosso sucesso está em consumir mais, que não posso praticar uma atividade física regular por conta da rotina pesada, cheia de compromissos  e o pior, não perceber que isso é realmente uma desculpa pra não ser disciplinada em coisas tão importantes, nossa! É o meu maior erro hoje, e acredito que muitas entendem o que estou falando.

Principais desculpas para não fazer uma atividade física diária (pelo menos 30 minutos):
- está chovendo;
- está um sol de lascar;
- estou cansada, hoje era dia de ___ no trabalho e isso esgotou todas as minhas energias;
- estou triste;
- estou de TPM (aff! realmente é um saco);
- tenho prova da facul, preciso estudar;
- tenho que ____ ( a sua desculpa de hoje).

Principais desculpas para não planejar uma alimentação saudável para semana (pelo menos uma semana);
- não tenho tempo para cozinhar;
- esqueci de comprar as frutas, legumes e verduras;
- não tive tempo para planejar;
- tenho que estudar;
- não sei cozinhar;
- estou cansada...

E assim por diante...

A gente se enche de desculpas e perdemos um tempo precioso que poderia ser só nosso! 
E agora com a desculpa de dificuldades financeiras para tudo.

Quanto a alimentação saudável, posso dizer que:

- planejar a alimentação para toda semana, além de organizar e separar tudo em potinhos, pode ajudar no que se trata de tamanho de porções. Exemplo é quando eu fazia sopão e congelava em porções e descongelava na janta. (hoje não faço mais, falta de disciplina!);

- comprar as frutas, verduras e legumes da estação. A natureza é tão sábia! Em relação a dificuldades financeiras esse é o principal item da lista que pode e dever ser abusado. Moramos num país rico, com tantas possibilidades e não sabemos aproveitar. Fazer uma lista do sabor que apreciamos, e se ainda tiver poucas calorias então... perfeito! 

- pesquisar alimentos x calorias; fiz isso há muito tempo atras e descobri que pepino, tomate, rabanete eram produtos que eu gostava e que tinham valor calórico baixo, por muito tempo variei entre esses ingredientes, depois fui ampliando para cenoura, beterraba... hoje como de tudo e quando vou ao dia de feira do supermercado fica tudo mais fácil, porque compro o que está em promoção no dia.

- variar o cardápio. Temos a mente fechada para varias, eu principalmente sou assim. Quando fazia torta fria era sempre a mesma coisa: beterraba crua ralada, alface picada, cenoura crua ralada e molho de frango. Hoje experimentei tantas coisas, algumas deram certo outras não, mas experimentei! O que não podemos dizer é que não gostamos sem ao menos ter experimentado, e experimentar novamente, analisar o sabor, experimentar novamente até chegar ao veredito que é ou não saboroso. E esse teste não pode ser feito apenas uma vez, porque nosso paladar ainda não está acostumado, então fazer o teste por mais algumas vezes pode ser revelador.

- variar temperos. É basicamente o mesmo texto do parágrafo acima, temos que experimentar. Eu só usava alho e cebola (que odeio, mas uso um pouco), hoje estou descobrindo o louro, orégano e o cheiro verde. Mas tem aquele que não desce mesmo, fiz o teste várias vezes com o manjericão e não gosto nem em pizza.

Eu preciso tirar um dia para preparar e cozinhar pra toda semana! Não tenho o hábito de comprar comida congelada, mas faço muito sanduíche, mesmo que esteja recheado de salada queijo leve no final não é uma alimentação balanceada. Precisamos daquela comidinha preparada com todo o carinho, mesmo que eu congele, mas que seja variada, com temperos mais naturais possíveis e sem conservantes.

Quando vou deixar de prometer, dizer que amanhã vai ser diferente e essas promessas deixarem de ficar só no vazio.

Atitude para:

Organização, planejamento, disciplina e força de vontade é o que preciso no momento.

Bjocas
Daiene

2 comentários:

  1. O segredo é ampliar o nosso paladar, existem tantas frutas, legumes e verduras deliciosos, cheios de vittaminas, fibras e que ajudam muito na nossa alimentação, tem que experimentar. Bjs

    ResponderExcluir
  2. uma coisa percebi que depois que iniciei minha RA, gastei bem menos com alimentação, pois como menos bobagem e consumo mais alimentos de verdade... então, a gente não precisa exatamente comprar tudo light pra emagrecer, comida de verdade já faz isso. bjus!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita e seu comentário!
Criticas construtivas e sugestões são sempre bem vindas.